IAC Dark Energy Survey Workshop 2022

03 de junho de 2022 | LIneA

Nos dias 16 e 17 de junho, em La Laguna (Espanha) e também remotamente, acontece o IAC DES Workshop. O evento contará com a participação da cientista de dados do LIneA, Julia Gschwend, apresentando a ferramenta “LIneA Science Server”. O workshop é online e gratuito.

Segue abaixo o texto (traduzido) informado no site do evento

O Dark Energy Survey é um dos maiores e mais profundos levantamentos fotométricos até hoje e é considerado o antecessor do Vera Rubin Observatory. Atualmente cobre 5000 graus quadrados do céu do sul em 5 filtros de banda larga: g,r,i,z,Y, atingindo uma profundidade média em S/N=10 de g=24,7, r=24,4, i=23,8, z= 23.1 e Y=21.7 mag para a última versão pública do DR2. A pesquisa consiste em mais de 600 milhões de objetos detectados em 10.169 blocos de imagens codificadas de tamanho 0,534 deg2 produzidos a partir de 76.217 imagens single-epoch.

Ao longo dos anos, a colaboração lançou vários data releases públicos, incrementalmente em tamanho e sofisticação. Ao mesmo tempo, a colaboração desenvolveu ferramentas para o acesso e exploração dos dados públicos. 

Com este workshop, pretendemos mostrar aos participantes todos os recursos que o DES tem para oferecer à sua ciência, bem como proporcionar uma experiência prática com as várias ferramentas disponíveis.

Este workshop é orientado a dados e consistirá em 3 blocos distintos: a) uma introdução ao levantamento DES e dados públicos disponíveis. b) Uma sessão dedicada a exemplos guiados sobre o uso e acesso de dados DES. c) Sessões práticas paralelas para objetivos científicos específicos (idealmente definidos em conjunto com os participantes).

O workshop é organizado pelo Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) em colaboração com especialistas do Centro de Investigaciones Energéticas, MedioAmbientales y Tecnológicas (CIEMAT) e Dark Energy Survey. O workshop será realizado na sede do IAC em La Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, nos dias 16 e 17 de junho.

A programação pode ser conferida em Agenda; os tópicos práticos serão definidos de acordo com os interesses dos participantes, portanto, as inscrições antecipadas são apreciadas.

O workshop será transmitido, mas o suporte será fornecido apenas para participantes presenciais.

Forneceremos informações antes do workshop sobre como instalar e executar alguns dos softwares que ajudarão você a entender as várias ferramentas que antecedem e seguem no workshop.

A participação está aberta a todos os interessados ​​nos dados do DES, especialmente os de Tenerife. O número de participantes é limitado a 50. Não há taxa de inscrição. Os almoços não são fornecidos, mas serviremos coffee breaks nos dias 16 e 17 de junho gratuitamente.

Contato e dúvidas: desdataworkshop@iac.es

Links importantes:

DES project page https://www.darkenergysurvey.org/ 

Public data releases documentation https://des.ncsa.illinois.edu/releases/ 

Science and Data portals (se registrar antes do workshop):

NCSA https://des.ncsa.illinois.edu/desaccess/ 

Linea https://desportal.cosmology.illinois.edu/ 

Noirlab https://datalab.noirlab.edu/ 

Cosmohub https://cosmohub.pic.es/home 

Deixe um comentário