LIneA organiza reunião para planejar o IDAC-Brazil

10 de março de 2022 | LIneA

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) foi selecionado por um dos maiores projetos atuais da astronomia, o Vera C. Rubin Observatory, para hospedar no Brasil um Independent Data Access Center (IDAC), um centro de dados para armazenar parte do grande volume de dados que será gerado pelo projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), participando de uma rede espalhada pelo mundo. A implantação do IDAC é uma contribuição que o Brasil irá dar em troca de posições para que pesquisadores brasileiros tenham o direito a acessar os dados.

Para isso, o LIneA terá que manter uma infraestrutura computacional para atender todos os membros nacionais e internacionais da colaboração e deverá atender certos requisitos sobre equipamentos de armazenamento, processamento, banco de dados, além de outros serviços.

Para isso, foi organizada uma reunião para o IDAC Brazil onde está previsto a apresentação do projeto, cronograma de implementação, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

Contamos com sua participação na construção e no sucesso do IDAC Brazil.

Deixe um comentário