Faça uma busca
Faça uma busca

Sloan Digital Sky Survey

O projeto SDSS-IV é a continuação do trabalho realizado no SDSS-III. Em particular, dois dos levantamentos — o Extended Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (eBOSS) e o Apache Point Observatory Galaxy Evolution Experiment (APOGEE-North e South) — são extensões naturais de estudos iniciados na fase anterior. O projeto inclui, ainda, o Mapping Nearby Galaxies at Apache Point Observatory (MaNGA), que observou cerca de 10.000 galáxias próximas utilizando pacotes de fibra óptica. Esses pacotes geram “cubos de dados”, nos quais a terceira dimensão é o espectro obtido por cada fibra na sua respectiva posição sobre a galáxia, permitindo estudar, simultaneamente, sua distribuição de luminosidade e química, bem como suas propriedades cinemáticas.

Dando continuidade e capitalizando sobre o trabalho do BPG no SDSS-III, o LIneA renovou seu acordo de forma a garantir a participação de pesquisadores brasileiros — em sua maioria afiliados a universidades como USP, UFRGS e UFSM — nesta nova fase do levantamento. Essa participação foi viabilizada por meio de uma contribuição financeira e pelo compromisso do LIneA em manter e aprimorar o sistema de distribuição de dados, além de ser responsável pela instalação e manutenção dos sistemas de computação do projeto APOGEE-South, localizado no Las Campanas Observatory, no Chile.

Para mais detalhes, visite o site oficial do SDSS.

Sloan Digital Sky Survey – III (SDSS-III)

O projeto SDSS-III foi uma colaboração internacional que promoveu diversos levantamentos espectroscópicos de extensas regiões do céu, entre os quais se destacam:

BOSS: estuda a composição do Universo por meio da análise da distribuição de galáxias em grande escala;

SEGUE-2: mapeamento da estrutura, cinemática e composição química das regiões mais externas da Via Láctea;

APOGEE: exame das regiões centrais da Via Láctea, realizado no infravermelho para evitar o obscurecimento causado pelas nuvens de poeira;

MARVELS: monitoramento de 11 mil estrelas para a detecção de planetas gigantes.

As observações foram concluídas em 2014, mas os dados coletados foram complementados por novas observações (SDSS-IV), compondo um grande acervo que continua sendo analisado.

O LIneA apoiou a participação de pesquisadores brasileiros que integraram o consórcio Brazilian Participation Group (BPG). Essa participação foi possível graças à implantação, pelo LIneA, de um centro para hospedar os dados do projeto — funcionando como um site espelho (alternativo) ao da Universidade Johns Hopkins — e a uma contribuição financeira do Observatório Nacional (ON). Participaram do BPG pesquisadores do ON, UFRJ, UFRGS e USP.