O artigo está disponível no link: https://arxiv.org/abs/2507.05360
Recentemente, a colaboração do Dark Energy Survey (DES) alcançou um marco impressionante com a submissão do seu 500º artigo científico, intitulado “The final WaZP galaxy cluster catalog of the Dark Energy Survey and comparison with SZE data”.
O artigo aborda a criação do catálogo de aglomerados de galáxias ópticamente detectados, utilizando o buscador de aglomerados WaZP, nos dados finais do DES. Nele, é apresentado o maior catálogo de aglomerados no DES, que contém mais de 400 mil aglomerados, cujas detecções foram amplamente validadas com detenções baseadas no comprimento de onda, micro-ondas a milimétricos, feitas pelo Atacama Cosmology Telescope e o South Pole Telescope. O trabalho, que foi construído com a infra estrutura do portal científico do LIneA, é o fruto de uma culminação de anos de colaboração entre o LIneA e o Observatório Cote d’Azur, na França. O catálogo também servirá como uma importante base para entender as propriedades de detecções ópticas de aglomerados, o que vai ser usado em futuros surveys como o LSST e o EUCLID, assim com o algoritmo do WaZP
Além do número significativo, o artigo foi liderado por pesquisadores brasileiros, o que torna ainda mais especial a novidade! Parabenizamos Michel Aguena e Christophe Benoist (colaboradores do LIneA há vários anos), Luiz Nicolaci e Julia Gschwend, membros do LIneA, pela publicação!
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.