Faça uma busca
Faça uma busca

Curso de aprendizado de máquina aplicado à astronomia reúne mais de 80 pessoas

6 de maio de 2025

O curso “Aprendizado de máquina aplicado à astronomia” foi aplicado com sucesso no dia 24 de abril por Heleno Campos e Marcela Vitti, bolsistas do INCT do e-Universo. O curso reuniu 84 participantes por meio das plataformas Zoom e YouTube. O vídeo já registra mais de 200 visualizações, e todo o material está disponível na Google Sala de Aula do LIneA (acesse aqui).

Vídeo aula

Foram registradas 148 inscrições, provenientes das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, abrangendo 14 estados mais o  Distrito Federal (figura 1). Os estados com maior participação foram: Rio de Janeiro (27,7%), São Paulo (19,6%), Rio Grande do Sul (13,5%) e Minas Gerais (10,1%). Entre as 54 instituições representadas, as mais frequentes foram: UFRJ (16,9%), UFSM (6,8%), USP (6,8%) e UNESP (4,1%).

Figura 1: Representação dos estados dos inscritos

Entre os inscritos no curso, 31,1% são graduandos ou graduados, seguido de 24,3% de mestrandos e mestres e 20,9% doutorandos e doutores (figura 2). Também se inscreveram professores (12,2%), pós-doutorandos (9,5%), técnicos, bolsistas e pesquisadores (>0,7%).

Figura 2: Estágios de carreira

As áreas de atuação mais presentes foram Astronomia (64,9%), Física (21,6%), Ciências da Computação (8,1%) e Astrofísica (2,0%), além de áreas específicas dentro da astronomia, como gravitação, cosmologia, etc, representando menos de 1% (figura 3).

Figura 3: Representação das áreas de atuação

O LIneA segue planejando cursos de treinamento para atender as demandas relatadas pela comunidade, que incluem aplicações de HPC a partir da utilização da plataforma Open Ondemand e também da utilização da Inteligência Artificial, todos os temas visando big data para a era do LSST.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.