Faça uma busca
Faça uma busca

Dados científicos avançados do DP1 são liberados para membros do projeto LSST no lançamento do Photo-z Server – um serviço do IDAC-Brasil

12 de novembro de 2025

O LIneA anuncia o lançamento do Photo-z Server, uma nova plataforma científica desenvolvida como parte da contribuição in-kind brasileira para o projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST) do Rubin Observatory. O serviço está agora em produção e disponível para membros autorizados da colaboração LSST, por meio de suas credenciais da Rubin Science Platform (RSP).

O Photo-z Server foi projetado para oferecer uma infraestrutura integrada para a geração e o armazenamento de produtos de dados relacionados a estimativas de redshift fotométrico (photo-z). A plataforma disponibiliza acesso aos pipelines Combine Redshift Catalogs e Training Set Maker, ambos baseados na ferramenta LSDB, que permitem aos usuários criar seus próprios conjuntos de treinamento para algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial, customizados para atender a diferentes casos científicos. O sistema facilita a combinação de catálogos de redshifts da literatura com dados fotométricos do LSST de forma eficiente, utilizando os recursos do ambiente de HPC do IDAC-Brasil, por meio de uma interface amigável ao usuário.

A plataforma também pode ser utilizada para armazenar produtos gerados em outros ambientes, como a RSP, e para compartilhar dados avançados entre membros da colaboração, promovendo o trabalho conjunto e contribuindo para a reprodutibilidade dos resultados científicos. Por exemplo, um acervo de produtos de dados avançados do Data Preview 1 (DP1) — gerados pelo time de comissionamento do LSST na instância da RSP hospedada no US Data Facility do LSST, no SLAC, e que resultaram na publicação do documento SITCOMTN-154 — já foi transferido e está disponível para acesso via Photo-z Server. 

Mais informações sobre o Photo-z Server e sobre os projetos de software do programa de contribuições in-kind BRA-LIN estão disponíveis na página de documentação da contribuição e no site de documentação para usuários do LIneA. Detalhes sobre os acervos de dados são periodicamente atualizados no site de documentação de conjuntos de dados