Faça uma busca
Faça uma busca

Data Preview 1 (DP1) transferido com sucesso para o LIneA

29 de outubro de 2025

Dados estão sendo usados para validar os sistemas internos de deployment

A equipe de infraestrutura de TI do LIneA concluiu, com sucesso, a integração do Rucio, sistema oficial de transferência e gerenciamento de dados do Observatório Rubin, entre o IDAC-BR (Centro Independente de Acesso a Dados do Brasil) e o USDF (U.S. Data Facility).  

Com essa integração, foi possível realizar a cópia automática do primeiro conjunto oficial de dados do LSST, o Data Preview 1 (DP1), um marco importante para a operação do IDAC-BR. Os dados do DP1 já estão sendo utilizados para testes de validação e procedimentos de deployment, consolidando mais uma etapa na preparação da infraestrutura brasileira para receber e distribuir dados científicos do Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time (LSST).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.