O Observatório Rubin publicou recentemente uma nota detalhando os planos para o programa de Early Science em 2026. A nova atualização traz datas importantes para a comunidade astronômica:
- Alertas Públicos: A previsão para o início do envio dos primeiros alertas públicos de dados é para janeiro ou fevereiro de 2026.
- Data Preview 2 (DP2): O lançamento dos dados do DP2 está previsto para o segundo semestre do ano, entre julho e setembro de 2026.
Novas atualizações são esperadas para os meses de fevereiro ou março, trazendo detalhes específicos sobre o conteúdo que será incluído no DP2.
Papel brasileiro: O LIneA está se preparando para que o IDAC-BR esteja plenamente apto a receber e operar os dados do DP2, garantindo a infraestrutura computacional, os serviços de armazenamento e os fluxos de processamento necessários para o manuseio eficiente desse novo volume de dados.
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.





