A convite do programa Sem Censura (TV Brasil), o Diretor do LIneA, Luiz Nicolaci, se juntou a outros convidados, no dia 24 de junho, para compartilhar as novidades na área da astronomia.

O programa aconteceu um dia após a liberação das imagens do Observatório Vera Rubin, com o projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST). O momento histórico foi celebrado mundialmente e também no Brasil, em um evento organizado pelo LIneA na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro. O “Rubin First Look Brasil” reuniu pesquisadores, parceiros e entusiastas do projeto LSST de forma presencial e online.
Nicolaci trouxe a perspectiva da inovação e grandiosidade do projeto, onde se inicia uma nova era para a astronomia. Ele reforçou o papel do LIneA na colaboração e participação brasileira, além da construção do centro de dados local (IDAC), que irá facilitar o acesso por parte dos pesquisadores ao dados do LSST.
A entrevista pode ser assistida na integra através do site: https://tvbrasil.ebc.com.br/sem-censura/2025/06/sem-censura-recebe-o-padre-julio-lancellotti
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.