Faça uma busca
Faça uma busca

LIneA marca presença no PGConf.Brasil 2025

17 de setembro de 2025

O PGConf.Brasil é a maior conferência da América Latina dedicada a debater assuntos relacionados ao PostgreSQL, reunindo empresas, administradores de bancos de dados, desenvolvedores de software, diretores e entusiastas do tema. Esse ano, a reunião aconteceu em João Pessoa (PB), entre os dias 3 e 5 de setembro.

Representando o LIneA, Carlos Adean, tecnologista do laboratório, esteve presencialmente no evento onde falou sobre a solução de banco de dados  do IDAC-Brasil com a apresentação “Postgres em Escala Astronômica: O Banco de Dados do IDAC Brasil”. 

Imagem 1: Carlos Adean, tecnologista do LIneA, no PGConf Brasil 2025. Fonte: Acervo pessoal.

A apresentação foi realizada em parceria com a Timbira, empresa que está assessorando o LIneA na implantação da solução, e abordou aspectos relacionados: 1) a solução de banco de dados baseada em PostgreSQL, destacando desafios de escalabilidade, ingestão de grandes volumes e desempenho em consultas; 2) a arquitetura projetada para lidar com catálogos astronômicos de bilhões de registros, configurando-se como uma das maiores implementações PostgreSQL para ciência de dados no Brasil; 3) as escolhas de modelagem, estratégias de particionamento, ajustes de parâmetros e otimizações, além da integração com ferramentas externas e aplicações da comunidade científica.

A participação no evento destacou o caráter investigativo do trabalho conduzido pelo LIneA, que vem mapeando limitações, avaliando alternativas e experimentando diferentes cenários de ingestão e particionamento de dados para lidar com catálogos astronômicos em grande escala, além de buscar otimizações na implantação de uma solução de banco de dados baseada em PostgreSQL capaz de atender aos requisitos do IDAC Brasil.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.