Com intuito de entender as necessidades e demandas da comunidade astronômica, o LIneA, em conjunto com o Grupo de Participação Brasieiro (BPG), organizou o workshop “Workflows e Plataformas Científicas: preparação para o LSST DR1”. O evento foi aberto a todo o público, sendo realizado nos dias 25 e 26 de março. O site pode ser acessado em: https://workshop2025.linea.org.br onde o video e os slides das apresentações podem ser acessados
O evento contou com apresentações dos pesquisadores principais e juniores do BPG e membros da equipe LIneA, abordando as plataformas científicas e infraestrutura disponíveis e as necessidades dos diferentes grupos temáticos para a realização de suas pesquisas. Foram dois dias de imersão com muitas informações compartilhadas acerca das pesquisas que estão em desenvolvimento e que utilizarão o IDAC Brasil para ter acesso aos dados do projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST). Também foi debatido possibilidades de colaboração entre pesquisadores e a equipe de tecnologistas do LIneA para atender demandas específicas.
A iniciativa foi positiva, com boa aderência não só dos membros do BPG, mas também da comunidade geral. O LIneA planeja realizar mais encontros como esses com a finalidade de se preparar para o início da operação do IDAC, que irá receber os dados do projeto LSST.
Em números:
No total, o workshop recebeu 73 inscrições e contou com a presença de 51 pessoas no primeiro dia e 43 em seu segundo dia de encontro. Dos inscritos, quase metade (46,3%) não fazem parte do BPG (figura 1), o que demonstra o interesse da comunidade geral pelo projeto.

Com relação ao alcance nacional, foram 11 estados (figura 2), sendo os com mais representatividade: São Paulo (26,9%), Rio de Janeiro (17,9%) e Rio Grande do Sul (14,9%). Além destes, vemos que o workshop chegou a participantes da Região Nordeste, incluindo os estados da Bahia, de Pernambuco e do Ceará.

As instituições dos inscritos chegaram ao total de 30 (figura 3), com maior participação da UNESP (16,4%), UFRGS (9%), UTFPR e UFSM (6%).

Sobre o estágios de carreira dos inscritos (figura 4), vemos de forma equilibrada professores (26,9%), mestrandos ou mestres (22,4%), graduados ou graduandos (20,9%), doutores ou doutorandos (17,9%) e pós-doutorandos (11,9%).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.