A segunda edição do LSST@LATAM aconteceu entre os dias 1 e 5 de dezembro, no Palacio de Mineria, Cidade do México. O encontro reuniu pesquisadores da América Latina – e de outros lugares ao redor do mundo – envolvidos no projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), promovendo a troca de conhecimento, interesses científicos e treinamento especializado para as necessidades do projeto.
Este ano o LIneA foi representado, presencialmente, pela cientista de dados e program manager da colaboração BRA-LIN, Julia Gschwend. Em sua participação, a cientista se juntou aos demais representantes dos IDACs espalhados pela América Latina para apresentar o desenvolvimento do IDAC-Brasil. Além da apresentação, Julia também conduziu uma sessão de treinamento onde aplicou um tutorial destinado ao acesso a dados através do LIneA Science Platform.
De forma remota, o cientista de dados Luigi Silva, apresentou um pôster e uma flash talk intitulados “Training Set Maker & Combine Redshift Catalogs: Scalable LSST Photo-z Server Pipelines Built on the LSDB Backend”, abordando soluções escaláveis para o ecossistema de redshifts fotométricos do LSST.
Ao final do evento a comissão organizadora compartilhou informações sobre a próxima edição que acontecerá em novembro de 2026 no International Centre for Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), em São Paulo, onde a equipe do LIneA participará da comissão organizadora.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.





