Faça uma busca
Faça uma busca

O Brasil um passo à frente: IDAC brasileiro é o primeiro a implementar sistema de autenticação e autorização de usuários

10 de dezembro de 2025

Em preparação para a liberação dos primeiros dados do Legacy Survey of Space and Time (LSST), obtidos durante o período de comissionamento do telescópio – utilizando a camera de testes LSSTComCam – a equipe do LIneA mobilizou grande esforço para garantir que os membros da colaboração tenham acesso a esses dados em primeira mão durante o período de embargo. 

O esforço consagra o IDAC-Brasil como o pioneiro na implementação do sistema de autenticação e autorização de usuários integrado ao Rubin Observatory. Dos 13 centros de dados que compõem o ecossistemas de DACs e IDACs, o centro brasileiro foi o primeiro a implementar a autenticação federada via CILogon e autorização via API, que consulta o banco de dados de usuários centralizado do Rubin Observatory.  

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.