Faça uma busca
Faça uma busca

Observatório Vera C. Rubin inicia oficialmente sua fase de operação

7 de novembro de 2025
O Observatório Vera C. Rubin anuncia formalmente sua nova fase!

Credito da imagem: RubinObs/NOIRLab/SLAC/DOE/NSF/AURA/W. O’Mullane

O diretor do Observatório, Bob Blum, comunicou em 28 de outubro o fim da fase de construção do Vera Rubin e o início oficial das operações regulares de observação do céu. Com esta transição, a previsão é que a primeira temporada de observações do levantamento LSST comece antes do final de 2025. 

Atualmente, os cientistas estão se preparando para analisar o Data Preview 2 (DP2), que deve ter seu processamento iniciado em dezembro, seguido de testes piloto e processamento completo em meados de janeiro, com entrega prevista à comunidade científica em meados de 2026. Esta primeira prévia incluirá uma seleção de imagens obtidas durante a fase de comissionamento e validação científica. O início oficial das operações marca um momento histórico para a astronomia, abrindo caminho para mapear bilhões de galáxias e estrelas e aprofundar nosso conhecimento sobre a matéria escura, energia escura e a estrutura do universo.

O LIneA atualmente se prepara para este desafio utilizando o primeiro lote de dados disponibilizado pelo Observatório obtido com a câmera de teste.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.