Faça uma busca
Faça uma busca

Participação brasileira no Observatório Vera Rubin é destaque em matéria na revista Pesquisa FAPESP

5 de setembro de 2025

A revista Pesquisa FAPESP, lançada no mês de setembro (ed. 355), traz em sua última edição uma matéria dedicada ao maior observatório astronômico da atualidade, o Vera C Rubin e o projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST). 

Entre a expectativa para os grandes feitos do observatório, que são esperados pelos mais de 3 mil pesquisadores, em aproximadamente 30 países, a matéria tem como destaque a contribuição e participação dos 170 brasileiros no projeto. Luiz Nicolaci, diretor do LIneA, reforça um dado importante da participação brasileira: “Sem contar os Estados Unidos, somos o quinto país entre os 28 parceiros internacionais com mais pesquisadores envolvidos com o Vera Rubin, [refletindo o valor das nossas contribuições in-kind]”.

Vale destacar que a contribuição brasileira acontecerá na forma de processamento de transmissão das informações obtidas pelo observatório, sendo feita do Chile até o Brasil, pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e depois para os Estados Unidos. Além disso, o LIneA lidera a construção de um centro de dados no Brasil, o IDAC, com a função de processar, analisar e distribuir os dados do Vera Rubin. A Research and Education Network at São Paulo (rednesp) integra a participação fazendo a transmissão de dados gerados pelo Vera Rubin em Cerro Pachón, no Chile, de São Paulo até Boca Raton, na Flórida.

Estamos prestes a presenciar grandes mudanças na astronomia e na tecnologia de Big Data a partir do Vera Rubin e o grande volume de dados gerados por noite. O Brasil se insere neste cenário através do LIneA, que prepara a infraestrutura e os pesquisadores para analisar esse fluxo massivo de informações e participar das futuras descobertas.

A matéria se encontra nas páginas 63 a 65, e está disponível no link: https://revistapesquisa.fapesp.br/folheie-ou-baixe-a-edicao-355/ 

Referência: Revista Pesquisa FAPESP, p. 63-65, ed. 355.