O primeiro curso planejado para 2025 foi realizado com sucesso no dia 27 de fevereiro. A temática abordada foi “Introdução ao Aprendizado de Máquina”, ministrada por Heleno Campos e Marcela Vitti, bolsistas do INCT do e-Universo. O curso reuniu 89 participantes por meio das plataformas Zoom e YouTube. O vídeo já registra quase 300 visualizações, e todo o material está disponível na Google Sala de Aula do LIneA (acesse aqui).
Foram realizadas 146 inscrições, provenientes das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, abrangendo 11 estados (figura 1). Os estados com maior participação foram: Rio de Janeiro (28,1%), Paraná (21,2%) e São Paulo (18,5%) . Entre as 38 instituições representadas, as mais frequentes foram: UFPR (18,5%), UFF (13%) e USP (7,5%).

Entre os inscritos no curso, 59,6% são graduandos ou graduados, seguido de 13,7% de doutorandos e doutores e 12,3% mestrandos e mestres (figura 2). Também foi possível encontrar o registro de professores (6,2%), pós-doutorandos (5,5%).

As áreas de atuação mais presentes foram Física (34,9%), Astronomia (31,5%), Ciências da Computação (18,5%), além da presença de Engenharias, Sistemas de Informação, Biotecnologia, Bioinformática, entre outras (figura 3).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.