O Rubin Community Workshop (RCW) deste ano contou com a participação brasileira de Luigi Silva, cientista de dados do LIneA e representante do Laboratório durante o evento, que aconteceu entre os dias 27 de julho e 2 de agosto de 2025, em Tucson, Estados Unidos.
Durante sua participação, Luigi teve a oportunidade de interagir com a comunidade científica e técnica envolvidas no projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), contribuir para o desenvolvimento de aplicações científicas em um hackathon organizado pelo LINCC Frameworks, assistir sessões técnicas e plenárias e apresentar o trabalho realizado pela colaboração brasileira através do LIneA.

Ainda como parte de sua participação, Luigi apresentou um pôster sobre o trabalho que vem desenvolvendo no LIneA, intitulado: “Building a Compiled Spectroscopic Redshift Catalog for LSST-Related Science”. O objetivo principal é o de fusão de catálogos espectroscópicos e geração de training sets no contexto do LSST. A ideia do projeto é compilar diversos catálogos espectroscópicos em um único catálogo que irá dar suporte ao treinamento e validação de algoritmos de cálculo de redshift fotométrico.
Em depoimento, Luigi diz: “Participar do Rubin Community Workshop 2025, em Tucson, foi uma experiência incrível e transformadora. Foi meu primeiro congresso internacional, e tive a chance de conhecer pessoas-chave da comunidade LSST, criar vínculos profissionais e amizades que levarei comigo. As sessões do evento foram extremamente ricas — com destaques para os avanços do LSST, o Data Preview 1, os IDACs e discussões sobre carreira e colaboração científica. Sou muito grato ao LIneA, pela confiança e pelo apoio com a viagem, e ao LSST-DA, pelo patrocínio com a hospedagem e o auxílio financeiro. Foi uma honra representar o LIneA nesse evento tão especial — e dei o meu melhor. Certamente, essa experiência tão enriquecedora marca um ponto de virada na minha trajetória profissional.”

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.