A comunidade astronômica se reuniu em vários lugares ao redor do mundo no último dia 23 de junho para celebrar o início de uma nova era na astronomia com o Observatório Vera Rubin, do projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST). Foram mais de 20 anos de espera e o resultado das primeiras imagens captadas pelo observatório não poderiam ser diferentes: um espetáculo de detalhes e inúmeras descobertas à frente!

Créditos: Fabio Mota
O NSF–DOE Vera C. Rubin Observatory organizou o evento “Rubin First Look” para mostrar ao mundo as primeiras imagens do LSST e convidou parceiros e entusiastas a hospedarem uma “Watch Party”. Ao todo, foram mais de 300 eventos registrados em todo o mundo.
O LIneA, que participa do projeto LSST desde 2014, não poderia deixar de celebrar esse momento tão importante para ciência e tecnologia, organizando, então, o evento na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro. O evento contou com uma programação dedicada à participação brasileira no projeto.

Créditos: Fábio Mota.
A abertura foi realizada pela Diretora da ABC, Débora Foguel, em sequência, a apresentação do Diretor do LIneA, Luiz Nicolaci, do coordenador do BPG-LSST, Rogério Rosenfeld, e a participação de representantes das quatro grande áreas de pesquisa do projeto LSST, sendo: Felipe Braga-Ribas (UTFPR), Bruno Moraes (UFRJ), Riccardo Sturani (UNESP) e Daniel Oliveira (UFF); transmissão ao vivo do evento internacional; encerrando com uma mesa redonda contendo autoridades de importantes instituições científicas e tecnológicas do país, entre elas, Wilson Coury (LIneA), Andrea Latgé (MCTI), Hélio Rocha-Pinto (SAB), Leandro Ciuffo (RNP), Luiz Vitor Filho (FAPESP), e Carlos Aragão (FINEP).

Mais de 80 pessoas estiveram presencialmente no Auditório da ABC e por volta de 700 pessoas acompanharam a transmissão online através do YouTube do LIneA – o vídeo já conta com mais de 800 visualizações e pode ser acessado neste link.

Crédito: Fábio Mota.
A versão original e traduzida do press release disponibilizado pelo NSF–DOE Vera C. Rubin Observatory, além de outros links importantes, pode ser acessado neste link.
A equipe do LIneA se orgulha em fazer parte do maior projeto atual da astronomia. Seguimos trabalhando #PeloFuturoDaCiência e #PeloFuturoDaAstronomia

O LIneA agradece o apoio da Academia Brasileira de Ciências, FINEP, HPE e do INCT do e-Universo.
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.