É um laboratório multiusuário apoiado pelo Observatório Nacional (ON), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que foi criado com a finalidade de dar suporte à participação brasileira em levantamentos astronômicos gerando grandes volumes de dados. Para alcançar os objetivos científicos destes projetos, o LIneA gerencia toda uma infraestrutura de armazenamento, processamento, análise e distribuição de dados astronômicos e desenvolve tecnologia para lidar com os desafios de projetos envolvendo Big Data. Participam do LIneA pesquisadores e técnicos dos institutos do MCTI mencionados acima, além de professores de universidades.
Missão
- Dar apoio logístico e financeiro para a participação de cientistas e estudantes em grandes projetos internacionais.
- Implantar e manter um Centro de Dados Astronômico para facilitar a exploração científica dos dados provenientes destes experimentos bem como de outras fontes que possam complementar estes dados.
- Desenvolver e manter um portal científico para a validação e mineração de dados e para conduzir de forma eficiente a análise científica destes grandes acervos.
Ajudar na formação de jovens pesquisadores e na sua preparação para atuar pró-ativamente em grandes colaborações internacionais. - Ajudar na formação de tecnologistas para lidar com projetos de Big Data.
- Contribuir na divulgação dos resultados de pesquisa para o grande público.
- Apoiar o trabalho técnico/científico sendo desenvolvido no INCT do e-Universo.
O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia foi concebido para desenvolver uma infraestrutura de hardware e software para dar apoio a participação de equipes brasileiras, compostas de pesquisadores de diferentes instituições espalhadas geograficamente, em projetos geradores de grandes volumes de dados. Sua principal missão é resolver os desafios de gerenciar Big Data para permitir a participação pró-ativa em projetos de Big Science. A Figura 1 ilustra as várias atividades de TI atualmente sendo realizadas pela equipe do LIneA e os projetos de ciência sendo apoiados, descritos em maior detalhe em outro local deste site. Um total de mais de 100 pessoas entre estudantes, pós-docs, pesquisadores e tecnologistas já fizeram parte deste laboratório que é ao mesmo tempo um laboratório multiusuário no que diz respeito a prestação de serviços, um centro de desenvolvimento de software e uma rede de pesquisa multidisciplinar sem restrições geográficas.
Em certos aspectos o LIneA se espelha ao e-Science Institute da University of Washington e ao Institute for Data Intensive Engineering and Science (Idies) da John Hopkins University preparando a comunidade astronômica brasileira para uma nova era e desenvolvendo pesquisadores com um novo tipo de perfil conhecidos atualmente como pesquisadores de dados (data scientists). Este perfil profissional é cada vez mais procurado pelos grandes projetos internacionais. Em particular, para ser bem sucedido no projeto LSST os cientistas envolvidos terão que ter este tipo de formação.
Juntamente com a RNP e o LNCC o LIneA apoia a criação, a nível ministerial, de um e-Science Center que poderia fornecer apoio a laboratórios semelhantes em outras áreas do conhecimento, ao mesmo tempo sendo um catalisador para o intercâmbio de soluções de desafios de Big Data enfrentados em diferentes áreas de conhecimento.
Procurando difundir os trabalhos realizados pela equipe do LIneA e seus associados, além de notícias de interesse geral, mantemos um blog, bem como uma conta no facebook e twitter. Periodicamente também circulamos periodicamente o LIneA News contendo notícias e informações sobre a série de webinars patrocinado pelo LIneA. Para se registrar basta clicar aqui. A maioria dos webinars são feitos por pesquisadores internacionais superando desta forma as barreiras geográficas e mantendo os participantes atualizados sobre as mais recentes descobertas em diferentes áreas, novas tecnologias e novos projetos.
Organização
O LIneA tem um comitê gestor formado pelos diretores do LNCC, ON e RNP ao qual o coordenador presta contas periodicamente. O comitê gestor também é responsável por aprovar seu orçamento. Normalmente o comitê gestor se reúne duas vezes ao ano As atividades diárias do LIneA são supervisionadas por comitê executivo formado por pesquisadores que participam dos projetos apoiados. O EC se reúne semanalmente quando é informado sobre a situação financeira, a operação do centro de dados, o progresso do desenvolvimento do portal científico e são revistos o estado dos projetos e as atividades científicas em andamento.
LIneA em Números
Equipe
Coordenador: Luiz Nicolaci da Costa
Secretaria: Rosane de Melo
Comitê Executivo: Basilio Santiago (UFRGS), Flavia Sobreira (UNICAMP), Julio Camargo (ON), Marcio A.G. Maia (ON), Marcos Lima (USP), Ricardo Ogando (ON), Rogemar Riffel (UFSM), Rogerio Rosenfeld (UNESP), Luiz Nicolaci da Costa (ON, ex-ofício).
Posições nas colaborações em andamento
Dark Energy Survey
Management Committee: Luiz Nicolaci da Costa
Science Committee: Luiz Nicolaci da Costa (ex-ofício)
Publication Board: Luiz Nicolaci da Costa
Builders Committe: Luiz Nicolaci da Costa
Membership Committee: Marcio A.G. Maia
Meetings Organizing Committee: Marcos Lima
Speaker´s Bureau: Rogerio Rosenfeld
DES Builders: Aurélio Carnero Rosell, Basilio X. Santiago, Flavia Sobreira, Julia Gschwend, Luiz Nicolaci da Costa, Marcio A.G. Maia, Marcos Lima, Ricardo L.C. Ogando.
Sloan Digital Sky Survey
Advisory Board to ARC: Luiz Nicolaci da Costa
Collaboration Council: Flavia Sobreira
Dark Energy Spectroscopic Instrument
Institutional Board: Luiz Nicolaci da Costa