A participação do cientista de dados do LIneA, Luigi Silva, no Rubin Community Workshop 2025 segue marcando a presença brasileira na colaboração do Vera Rubin Observatory!
O resultado do trabalho iniciado durante o Hackathon organizado pelo LINCC Frameworks em julho deste ano foi aprovado e incorporado à base de códigos do software LSDB. Luigi contribuiu com o desenvolvimento de otimizações em aplicações científicas que serão úteis para os projetos de software desenvolvidos no LIneA para o IDAC-Brasil, como por exemplo, o serviço de crossmatching de catálogos sob demanda, que será disponibilizado junto ao acervo de dados públicos e privados do IDAC. O LSDB permite análises espaciais rápidas de catálogos astronômicos extremamente grandes, tendo como objetivo abordar desafios de processamento de dados em larga escala, em particular aqueles levantados pelo LSST.
Em breve depoimento, Luigi frisa como foi a experiência de participar do hackathon e trabalhar em equipe com membros do LINCC Frameworks: “Foi um momento muito especial, onde fui recebido de forma calorosa pela equipe, todos extremamente solícitos e abertos à colaboração. Essa experiência abriu portas para minha primeira contribuição concreta ao LSDB: a elaboração de um módulo de concatenação de catálogos já no formato HATS. Trabalhar em uma biblioteca internacional, desenvolvida e mantida por uma equipe altamente qualificada, trouxe um peso positivo enorme. Além de aprender muito sobre a estrutura do código e as boas práticas da equipe, pude levar para meus próprios projetos lições sobre organização de bibliotecas e a importância de unit tests relevantes.” – Luigi Silva, cientista de dados, LIneA.

Fonte: Acervo pessoal.

Fonte: Acervo pessoal.
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.